domingo, 8 de setembro de 2013

Boa liderança nas empresas esta em alta:


Uma das dificuldades de muitas empresas é equacionar um bom líder, que seja atencioso, que consiga fazer que sua equipe seja ao mesmo tempo produtiva e coesa. Os problemas do exercício da liderança nas empresas, corporações, comércios fluem pelo desgaste do relacionamento, o entendimento de muitos empregados é que o chefe é uma pessoa “chata”, aborrecida, que cobra desempenho e chama atenção.
O desempenho do bom exercício da liderança se faz em primeiro em colocar os comandados a par de cada situação delegando a eles o desempenho das funções onde o líder supervisiona informando sempre os caminhos e ações necessárias para que a meta seja atingida. 
O líder que trabalha com inteligência é aquele que traz a sua equipe para si, motivando-a sempre a superar o entendimento da tarefas a percorrer obstáculos que por vezes parecem intransponíveis, comemora junto e sabe chamar a atenção e sobretudo reconhecer um bom desempenho, entretanto o que mais se observa nas empresas, comércios, prestadores de serviço é a falta de formação de um líder, muitos são nomeados a assumirem algum cargo de responsabilidade no comando sem ter a mínima capacidade para isto. O que muitos entendem e de forma atrasada, descompensada é que líder é nomeado para mandar, cobrar, ser inconveniente, este é um grande erro, pois o desempenho de uma equipe seja superando obstáculos sendo motivada ou não, depende do líder, é ele que desempenha uma função fundamental no quesito produtivo de uma empresa, que realmente ouve e esta consciente das necessidades de uma equipe.
O trabalho rotineiro com equipe de pessoas não é fácil, cada um tem seus problemas pessoais sua personalidade, uns querem subir na empresa outros querem somente ganhar o salário, então são características totalmente antagônicas que precisam ser aparelhadas, afinadas para uma finalidade a de produzir e bem, por esta razão o trabalho de liderança não é fácil e para tanto é necessário uma pessoa que esteja preparada, o que não acontece em muitas empresas. Muitos lideres são nomeados de carreira subindo para a função por detectar um conhecimento técnico importante mais não são preparados para o relevante, o trabalho em equipe. O grande problema detectado é que muitos líderes por medo de perder o cargo não delegam funções completas, centralizam informações por medo de perder o cargo. Por isso muitos líderes naufragam, oportuno aqui se faz a colocação de um trecho de meu livro A Saga de um Líder.
“O Líder do navio Aste, senhor Benjamim centralizador e com um profundo conhecimento de tudo, desde os controles até do parafuso do motor. Era importante para o desempenho do navio que comandava, mas nunca dividiu seus conhecimentos com ninguém. Tinha medo de perder seu comando. Os comandados sabiam fazer o trivial, o comum, não tinham acesso e nem conhecimento profundo aos mecanismos da embarcação e também achavam que não era necessário seu líder resolvia tudo. Na verdade, acomodaram-se.
Em alto mar vários dias longe de casa houve uma explosão na casa de máquinas. O comandante Benjamim ficou desacordado, pois estava perto do local. O navio começou a encher de água e só ele tinha aptidão técnica para estancar o furo causado pelo estouro. A embarcação começou a afundar, os outros desesperados, sem saber o que fazer corriam de um lado para o outro, não poderiam utilizar os botes que salvariam suas vidas estes estavam presos em fortes cadeados envoltos sobre grandes correntes o líder tinha medo que os comandados roubassem algo e fugissem neles, Benjamim não confiava em sua tripulação.
O navio afundou matando quase toda a tripulação de trinta homens...” Assim é relevante entender que um comandante que não passa as informações necessárias a sua equipe esta também fadado ao fracasso.
O exercício da liderança deve ser efetivado pelo preparo pelo trabalho em equipe e sobretudo sobre a confiança no liderado que exerce a função.
.Matéria publicada no Jornal O Debate- São Manuel


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como superar as expectativas profissionais em 2020?

O ano se foi e com o novo ano que chega fazemos as promessas, declinamos desejos e em muito fantasiamos aquilo que queremos, no enta...