segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Um bom gestor passa pelas atitudes positivas:


Há um questionamento constante por parte de colaboradores em empresas, a má utilização do cargo por parte de gerentes e lideres. Muito dos lamentos dos funcionários que sofrem nas mãos de maus gestores passam pela falta de visão destes e também por estarem mal qualificados para exercerem um trabalho de gestão. Ocorre que esta atitude é refletiva e atinge os profissionais como um todo. Maus gestores têm a capacidade de influenciar negativamente no andamento da empresa, na produção. Hoje em dia é necessário que o gestor tenha uma visão macro dos problemas, que tenha um alcance deliberado para equacionar soluções a estes.
Falta em muito a incorporação da pessoa no exercício de liderança o líder ou gestor, tem que incorporar em si a tarefa de ser um profissional dedicado que a todo instante ouve seus liderados e sobretudo nos dias de hoje tem uma habilidade frenética em solução de conflitos e problemas. Gestor como diz a palavra é aquele que consegue gerenciar recursos disponíveis seja financeiro, humano, produtivo, administrativo que conduz, determina articula e representa. Este papel é fundamental na empresa pois sem um gerente de qualidade fica difícil a empresa ter requisitos produtivos importantes. Ainda tal cargo de liderança tem a finalidade de garantir a funcionalidade e continuidade das tarefas e da organização, bem como atender a expectativa dos funcionários e clientes garantindo a lucratividade e maximizando resultados.
Frente a isso fica claro que o cargo de gerencia não é somente um cargo evolutivo dentro de uma empresa, hoje para se promover a este cargo é necessário o exercício de habilidades que são e muito mais importantes do que simplesmente mandar.
Uma das habilidades questionadas é se o gestor sabe o que pode motivar seus funcionários, esta habilidade resulta da interpessoalidade é necessário ter a sensibilidade em saber motivar pessoas, fazer o funcionário ir alem daquilo que por muito é proposto. Alguns funcionários são movidos por dinheiro ou reconhecimento, em muito é lógico que o dinheiro é um motivador em partes mas o reconhecimento do funcionário este por si só torna uma grande proporção da fase de motivar. O gestor precisa entender que reconhecimento é mérito e deve ser aludido a todo instante que os funcionários conseguem atingir objetivos, metas. Ainda bons gestores entendem as necessidades de cada funcionário.
Ser franco e também saber chamar a atenção é de suma importância, pois muito vai da forma que o gestor coloca suas convicções frente um erro do colaborador, nunca xingue, trate mal, coloque o erro de forma profissional e técnica. O gestor não é pago para ofender e diminuir ninguém. Deixe sempre que o funcionário aprenda com seus erros e os aponte, para que ele tenha a segurança de entender que tem um suporte técnico. As informações devem sempre chegar a este. Um toque de sabedoria é sempre desafiar o funcionário para que ele tente superar os limites.
O grande gestor não é egoísta ele tem a mentalidade de preparar sua equipe para o sucesso o que mostra a confiabilidade nos comandados, transparência nas ações. Ainda defende sua equipe, sempre se coloca a frente e depois chama a atenção não permite que sua equipe seja alvejada. Esta atitude tem como certa trazer os funcionários como aliados.
Na verdade o exercício da gestão não se traduz em palavras que aqui escrevo é muito mais, um estudo aprofundado nas questões da administração, é preciso ter conhecimento técnico, interpessoal, no entanto deixo a dica.
Grandes gestores sempre tiveram o respeito e admiração de sua equipe. O trabalho de liderança se faz por homens, seres humanos que comandarão outros humanos ou partes técnicas de uma empresa mais é preciso entender que para gerenciar algo é necessário sempre estar à frente. 
 Matéria publicada no Jornal o Debate - São Manuel  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como superar as expectativas profissionais em 2020?

O ano se foi e com o novo ano que chega fazemos as promessas, declinamos desejos e em muito fantasiamos aquilo que queremos, no enta...