domingo, 8 de setembro de 2013

Currículo.


A principal porta de entrada a uma empresa se da através da apresentação de um currículo, no entanto muitos desconhecem o que significa e como se pode fazer um bom currículo.
Curriculo é um documento que descreve toda a vida do candidato a uma vaga de trabalho, assim nele devem conter a formação educacional, cursos profissionalizantes, experiência profissional, estágios entre outros. É uma descrição detalhada da vida do pretendente e pode ser apresentado pela internet através do preenchimento dos campos de formulários e de forma impressa.
Muitas empresas disponibilizam em seus sites formulários para a descrição e pretensão de uma vaga, assim a cada campo dever ser preenchido ou tentar preencher o maximo que puder. Na forma impressa o currículo deve ser apresentado na empresa acondicionado em um envelope, não deve em hipótese alguma conter rasuras sujeiras, riscos e erros, lembre-se que é um cartão de apresentação e como tal deve se manter de forma impecável.
Um currículo se constrói ao longo da vida, a cada qualificação adquirida, cada diploma, cada esforço deve ser estampado neste, no entanto alguns erros são efetivados na construção de um currículo, o que não deveria acontecer.
O primeiro erro é mentir, colocar qualificações que nunca existiram, que nunca se fez só para o incrementar o papel, este tipo de erro embora se julgue ou se entenda ser de pouca seriedade para as pessoas, no mundo corporativo é inaceitável,  denota da personalidade desonesta de um ser que não se importa de que forma se adquire algo, o importante é levar vantagem, mostra um tipo de pessoa fria, mentirosa e inescrupulosa, muito cuidado ao colocar qualificações inexistentes e mentirosas, é fácil de se descobrir.
Outra situação que é percebida é a de acondicionar ou jogar os diplomas ou certificados em qualquer lugar, em uma gaveta, também a atitude de fazê-lo rascunho anotar números de telefone, de suja-lo. Cuidado, o certificado ou diploma é a comprovação que o candidato adquiriu aquela qualificação, e a cada diploma uma qualificação maior. Então os documentos que comprovem a situação de qualificação devem ser guardados sempre em uma pasta para que nada aconteça com eles, lembre-se que tais documentos precisam ser apresentados na entrevista para avaliar sua real capacidade de conhecimento.
Currículo é mais que uma pagina de papel estampada, é na verdade a extensão da vida educacional e profissional do candidato e é construída ao longo de sua trajetória.
Na vida os detalhes fazem a diferença também, um currículo bem impresso de forma que se apresente alem de seu conteúdo qualificatório uma estética apropriada para o momento é um detalhe muito importante, mostra o asseio com que aquela pessoa trata das situações. Tudo é uma questão, para o analista psicológica e de consulta, então os detalhes fazem uma pequena diferença importante. Na verdade o conteúdo ali descrito é o que define a capacitação do candidato, mas na questão da procura de uma vaga no mercado de trabalho qualquer detalhe ajuda.
Incremente sempre seu currículo faça cursos, estude, qualifique-se, sempre digo que no mercado de trabalho as pessoas em sua maioria são iguais, com a mesma formação, assim o candidato tem que buscar sempre fazer a diferença e esta diferença é efetivada através da qualificação. Isto é importante, estude sempre.

 Matéria publicada no Jornal O Debate- São Manuel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como superar as expectativas profissionais em 2020?

O ano se foi e com o novo ano que chega fazemos as promessas, declinamos desejos e em muito fantasiamos aquilo que queremos, no enta...