quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Entrevista profissional. Você tem medo?


 Em muito vejo pessoas que se embaraçam na hora de uma entrevista profissional. O nervosismo geralmente toma conta de muitos que ao falar sobre si se embaraçam.

Ainda existem aqueles que têm vergonha de falar em público ou de falar com estranhos, assim a entrevista profissional para muitos se torna uma barreira na hora de expor seu autoconhecimento, uma verdadeira tortura.

O grande problema de uma entrevista é o que entrevistado não conhece a si mesmo e assim não poderá falar sobre um assunto que não conhece. O segredo para falar em publico, mesmo aquele que tem vergonha é conhecer sobre o assunto, isto se torna 70% de uma apresentação, muitos não conhecem seus defeitos, qualidades, suas necessidade, vontades, muitas pessoas se desconhecem por completo. Faça isto agora, nomeie em você que esta lendo este artigo 3 qualidades e 3 defeitos. Muitos encontrarão dificuldades, é necessário fazer uma auto avaliação.   

O entrevistador quer conhecer um pouco do entrevistado, saber de sua capacitação, analisar seu perfil entender se este tem a competência para o exercício do cargo pretendido.

É preciso que o entrevistado esteja apto para falar sobre si, sobre situações de sua vida, se tem condições de trabalhar sobre pressão, se cumpre prazos.

Uma empresa quer sempre contratar o melhor e para isto faz analises de pessoas vez que a concorrência há uma vaga de trabalho é grande, o entrevistado nunca deve subestimar aquele que entrevista pois este é plenamente capacitado para este tipo de trabalho.

Em uma entrevista o entrevistado deve sempre olhar nos olhos de quem o questiona, sem incisivo e falar com convicção, quem olha para cima não tem certeza do que esta falando, quem responde olhando para baixo em muito esta mentindo, foque os olhos do entrevistador, a atenção tem que se ter também em roupas e maquiagens, as roupas dever ser de forma que não chamem a atenção sem cores fortes, mulheres não devem usar blusas com decotes grandes e saias curtas a maquiagem deve ser leve, brincos colares e pulseiras de forma discreta, nunca estes deverão chamar mais a atenção que você. Unhas cortadas e feitas, aquele que come unha passa uma imagem de desequilibrado e aquele que tem a unha suja passa uma imagem de relaxado. A entrevista deve ser encarada como mais uma etapa de contratação e não como um problema.   
Matéria publicada no Jornal O Debate- São Manuel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como superar as expectativas profissionais em 2020?

O ano se foi e com o novo ano que chega fazemos as promessas, declinamos desejos e em muito fantasiamos aquilo que queremos, no enta...