quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Concurso público como se portar.



 Com a abertura de concursos no Brasil inicia-se também a possibilidade de muitos sonharem trabalhar no setor publico. A estabilidade de emprego aliado a um salário garantido são grandes motivadores para que as pessoas sintam-se atraídas no entanto, só estas características não garantem uma plena satisfação. É importante focar aquilo que se sente prazer em fazer. O concursando precisa estar apto a entender e absorver o desempenho de trabalho na função publica que é a grosso modo o pleno atendimento aos contribuintes, cidadãos que pagam impostos e através de um concurso selecionam candidatos preparados para retribuírem em desempenho, atendimento e muito mais a contratação.
Prestar uma prova para um concurso pode ser desgastante e para quem não se preparou mais ainda. O candidato deve estar apto e ciente dos desafios, no entanto algumas dicas são de grande valor desse modo, e alem de ter conhecimento na hora da prova é necessário concentração e calma. Muitos se apavoram ficam nervosos e nesta situação acabam por bloquear toda a bagagem de conhecimento e entendimento.
Tente não se atrapalhar, se preparar psicologicamente, tal atitude é importante faz parte do pacote do concursando. Organizar-se na hora de fazer as questões é um fundamento sábio, embora muitos escrevam livros de postura como passar em concursos como se tudo fosse um passe de mágica não existe uma regra especifica, pois cada um tem que se adequar as condições e recursos que tem, seja do conhecimento, seja de comportamento mais as regras servem como um bom orientador, um guia para ser seguido.     
 Em primeiro antes de tudo você deve acreditar que tem capacidade. Em um concurso existem pessoas que realmente se preparam ainda assim uma boa parte não esta preparada, não estudou o suficiente, não se empenhou de forma correta e equivalente ao desafio, simplesmente contam com a sorte e acreditam que só a bagagem de cultura que detém é o suficiente. Este é o primeiro passo, você deve estudar se dedicar pelo menos duas horas por dia, visualizar o conteúdo programático das matérias. É importante que neste processo o candidato esteja motivado a concorrer com os realmente preparados e não com os inaptos.
Na prova você deve utilizar alem do conhecimento os quatro recursos disponíveis, a grande maioria não os utilizam, ou seja, visão, cérebro, caneta e papel. Visão é o contato com o exercício é a leitura que fará deste. Cérebro onde será processado o entendimento da leitura, nestes dois quesitos o grande segredo que falo é ler pausadamente para entender e dar tempo de processar no cérebro a mensagem, muitos lêem de forma rápida com o intuito de resolver o problema, não é assim, é preciso entender, separar a sílaba do exercício. Use a caneta e papel, rascunhe muito, estes dois quesitos não são utilizados por todos, é necessário riscar, rabiscar, grifar o que esta lendo, este é um diferencial, entretanto e de forma equivocada muitos acreditam que só ler e processar no cérebro são o suficiente que não há a necessidade de rascunhar, utilize todos os recursos sempre.
Concentre-se no exercício que esta fazendo, esqueça da prova, dos outros exercícios, resolva um problema de cada vez, este diferencial é importante, pois, muitos com a necessidade de resolver logo o problema da prova, querem fazer tudo ao mesmo tempo, então, você deve resolver um probleminha de cada vez para resolver o todo, é necessário foco no conteúdo a ser resolvido, sempre com calma e discernimento. 
Em todas as provas caem exercícios para a interpretação de texto, muitos lêem, relêem, acabam na verdade lendo o texto duas ou três vezes o que ocasiona a perda de tempo e desgaste mental o importante nesta situação em primeiro é ler as perguntas para depois ler o texto, pois com as perguntas em mente você já pode identificando e grifar os pontos necessários.
Entenda que na vida as conquistas sempre resultam de esforços, nada acontece por acaso, existe uma questão primordial do empenho, assim você deve-se perguntar a todo o momento o quão se quer conquistar e se realmente esta apto a se preparar para atingir o objetivo? No entanto a aptidão neste caso se adquire com estudo e preparo. Sucesso e boa sorte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como superar as expectativas profissionais em 2020?

O ano se foi e com o novo ano que chega fazemos as promessas, declinamos desejos e em muito fantasiamos aquilo que queremos, no enta...