domingo, 8 de setembro de 2013

Dinâmica em grupo e seus erros:


Um dos procedimentos elaborados nas empresas para a admissão de funcionários é a etapa de dinâmica em grupo que consiste analisar em um grupo de pessoas aquela que se destaca em lealdade, ética, liderança, olhar para o futuro etc. As dinâmicas são elaboradas com o intuito de pura analise do comportamento humano, muitas pessoas se perdem nessa etapa, é necessário observar alguns erros ou falhas freqüentes que prejudicam o candidato.
1º) Falta de comunicação – Sendo a dinâmica uma ferramenta que reflete o dia a dia da empresa, é necessário que o candidato se comunique devidamente, saiba se expressar, negociar, nunca ficar alheio a qualquer discussão.
2º) Vestuário Inadequado - Observar o que vestir, nunca o vestuário deve chamar mais a atenção que o candidato, para as mulheres tomar cuidado nas saias e vestidos, não carregar na maquiagem.
3º) Falar mal do chefe ou da empresa anterior – A postura ética será observada no momento, deve o candidato se manter equilibrado e centrado, nunca falar mal de patrões anteriores, isso não pega bem.
4º) Estar acima de tudo ou de todos – esta supervalorização é uma armadilha pessoal, nunca se achar melhor que os outros, é necessário ser mais competitivo no sentido profissional.
5º) Não observar a postura profissional – Certamente o candidato estará sendo observado o tempo todo, assim chegar no horário convencionado, respeitar o local em que esta, ter educação, responder as questões quando questionado.
Eis alguns preceitos a serem seguidos, lembre-se que na dinâmica em grupo a empresa esta comprando um profissional é necessário observar que o candidato esta vendendo seu produto que é um conjunto de fatores como conhecimento, ética, postura e informação, esta vendendo na verdade sua historia profissional e todos estão lá concorrendo à uma vaga de trabalho, nunca subestime os outros, sempre os  respeite como adversários completos.
È necessário entender que todos os participantes são concorrentes em potencial a vaga de emprego, assim você deve os encarar como tais. A melhor forma de se preparar para a concorrência de uma vaga e suas dinâmicas em primeiro deve ser o auto conhecimento, conhecer a si seus defeitos, qualidades, limites e entender que se pode romper barreiras, quebrar paradigmas.
Lembre-se você pode ser comum se tomar atitudes normais mais pode ser único se sempre tentar da um passo a frente, pois muitos não fazem isto sempre agem da mesma forma.
Matéria publicada no Jornal O Debate- São Manuel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como superar as expectativas profissionais em 2020?

O ano se foi e com o novo ano que chega fazemos as promessas, declinamos desejos e em muito fantasiamos aquilo que queremos, no enta...