sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Pratique o pós venda em seu estabelecimento




 Em muitos estabelecimentos comerciantes se satisfazem com as vendas, naturalmente entendem que ao consumar a venda de algum produto o processo se encerrou, assim pode comemorar o objetivo alcançado. Um estabelecimento comercial ou de prestação de serviço a venda é uma etapa do processo no entanto muitos profissionais entendem que consumado o objetivo se encerra o ciclo.
Grande engano, muitos comerciantes ou prestadores de serviço desconhecem etapas de continuidade e tentativa de fidelização de um cliente. Embora esta palavra seja moda para alguns argumentadores hoje a fidelização de um cliente se torna quase impossível dada as vantagens e concorrências apresentadas mas o comerciante deve fazer de tudo para se tornar ao menos uma referencia.
A pratica de pós-venda é a continuidade ou a extensão da mesma é a criação do laço de referencia de lembrança. Pós venda é mais uma etapa que se inicia logo após a comercialização de um produto. Esta  é importantíssima pois trata de sempre resgatar o cliente caso este necessite consumir mais. O pós-venda é tão importante quanto à venda, pois esta modalidade garante a perpetuação do estabelecimento. Em dias que os clientes não se fidelizam é necessário encontrar mecanismos de atração.
Muitos comerciantes se limitam somente a venda, praticam em seu estabelecimento as mesmas atitudes que outros. É necessário sempre estar um passo a frente, vender desejos, valores, e, sobretudo encantar o cliente. Um cliente se encanta muito mais com atendimento, pós venda eficiente, ambiente agradável e iluminado do que propriamente o preço. Em ambientes que conseguem incutir na mente do consumidor que no local é vendido muito mais que um produto, ele esta comprando grife, diferenciação, cria neste uma questão de valor.
Agradeça sempre a compra e a preferência reforce ainda que esta foi a melhor decisão, mostre  que esta a disposição, ser solicito é importante para tornar a compra agradável. O cliente na verdade necessita de segurança e reafirmação que fez um negocio bom, muitos comerciantes abrem a caixa registradora recebem o dinheiro somente agradecem, joga o bem em uma sacola e da ao cliente quase empurrando enquanto o vendedor que efetivou a comercialização vira as costas e não dá à mínima. Guardada as devidas proporções é necessário estender o tapete vermelho ao cliente, ou seja, atende-lo de forma adequada.
Ao novo cliente é necessário um contato maior uma atenção especial para que este crie também uma referencia. Outra situação importante é a de troca de produtos, embora não obrigatório pelo comerciante, a não ser por defeito, esta atitude é comum principalmente com o advento do natal em que a troca de presentes se torna uma rotina constante, nesta linha atenda o cliente da melhor forma possível dispense a atenção, pois este pode na troca do produto levar um mais caro ou adquirir outros e se for um
novo cliente este pode voltar outras vezes. Tente fazer um cadastro do cliente com nome telefone produto levado. Dias após a venda ligue para ele, pergunte se foi bem atendido se bem atendeu sua necessidade. Sempre que chegar um produto que se adequar ao perfil do comprador ligue informando, ligue no aniversário se puder ofereça um brinde, estas atitudes criam um vinculo maior.
Lembre-se que cortesia é importante, seja um diferencial. Surpreenda, inove, encante sempre.


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