domingo, 8 de setembro de 2013

Saiba como garantir as vendas.


            A relação íntima entre cliente e vendas é profunda. Alguns comerciantes em muito se perguntam o que preciso para vender mais? Na semana passada falamos de clientes, tentamos ilustrar alguns comportamentos, pois bem nesta edição falaremos de vendas, trataremos do outro lado da moeda. Planejamento e técnica para vender bem são medidas interessantes e necessárias para que a vida de um comércio tenha um longo fôlego, que os investimentos sejam bem sucedidos.
            Existem algumas técnicas importantes para que sejam implementadas vendas no estabelecimento. A organização do estoque em principio é fundamental, pois nos dados deste que o comerciante obterá informações sobre produtos que vendem com mais facilidade, produtos que ficam encalhados, assim poderá o empresário detectar através de sua analise e comprar produtos que tenham giro rápido. É importante o investimento num programa de estoque que seja muito bem controlado, alimentado em seus registros.
            Outro aspecto muito importante é o ponto comercial, é necessário que seja observado pelo investidor um ponto ou local onde seja frequentado pelo publico alvo. Entenda, no ramo empresarial comercial não existe boa intenção, as situações são obvias muitos não chegam ao seis meses de seu negocio pelo fato de estarem situados em um local inadequado com um fluxo impotente de pessoas, é necessário que o investidor mesmo pagando mais invista nos locais de frequência publica. Já vi muitas pessoas que poderiam dar certo e dariam certo se tivesse montado seu negocio no local apropriado. No entanto na confiança que os clientes os procurariam montaram os estabelecimentos em locais distantes, setenta e oito por cento fecharam as portas nos primeiros seis meses, e ainda devendo e muito. Não se pode exigir sucesso daquele que não planeja seu estabelecimento, fica difícil, pois a falta de visão, planejamento, em muito influencia nas vendas de produtos.
            Ter um estabelecimento limpo, iluminado. Tome cuidado como vem acontecendo com frequência em nossa cidade na confecção de cartazes para promoções e liquidações. Alguns empreendedores escrevem a caneta uma cartolina, outros picham uma faixa de pano. Isso é horrível e desagradável aos clientes, pode ter certeza que espanta muito mais que atraí. Existe um quesito psicológico que torna de forma inconsciente a repulsa por um local ou a simpatia por outro. Repare alguma vez você já entrou numa loja e não se sentiu bem, no entanto não sabe informar por quê? Este é o incomodo psicológico que falo. Estes dias vi uma loja perto onde trabalho que sempre faz tudo de forma correta ao trocar sua vitrine com roupas de inverno um adesivo muito bem confeccionado que alertava para a liquidação de inverno. Isto é ter cuidado com detalhes importantes. Ambientes agradáveis são importantes aliados para que as vendas sejam duplicadas.
            Outro detalhe importante que sempre aumentam vendas ou despertam interesse em clientes é uma vitrine bem montada, e ao contrario que se pensa a estruturação de uma boa vitrine não é simples, são necessários requisitos que atraiam o olhar, prendam a atenção do cliente, na verdade a vitrine tem um poder de encantar o cliente a primeira vista e mesmo que o estabelecimento não tenha uma vitrine deve de toda forma o local ser agradável. Móveis de cor clara, paredes que não sejam carregadas na cor e com muitos cartazes de produtos.
            Mantenha sempre um canal aberto com o cliente, seja sincero sobre o produto, entenda sobre o produto, tenha um pós venda eficiente, ofereça sempre alternativas ao cliente. Honestidade ao cliente é importante, pois este entende a boa intenção em atender suas necessidades. Seja sempre desenvolvido no quesito humano, e, sobretudo, cuide sempre do estabelecimento, nunca o abandone a Mao de terceiros, este é um pecado capital, ninguém deve saber mais de suas necessidades que você mesmo.

            Portanto se acovardar na hora de empreender não é necessário, desde que o investimento seja feito de forma consciente e planejada a chance de sucesso é muito grande, poucos são os que fracassam sobre a luz da inteligência, os medíocres fracassam sempre, pois não vislumbram a frente o dia após o outro, os inteligentes observam sempre à frente, este é o segredo, observar a frente.  
 Matéria publicada no Jornal O Debate- São Manuel

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