A relação íntima entre cliente e vendas é profunda. Alguns comerciantes
em muito se perguntam o que preciso para vender mais? Na semana passada falamos
de clientes, tentamos ilustrar alguns comportamentos, pois bem nesta edição
falaremos de vendas, trataremos do outro lado da moeda. Planejamento e técnica
para vender bem são medidas interessantes e necessárias para que a vida de um
comércio tenha um longo fôlego, que os investimentos sejam bem sucedidos.
Existem
algumas técnicas importantes para que sejam implementadas vendas no
estabelecimento. A organização do estoque em principio é fundamental, pois nos
dados deste que o comerciante obterá informações sobre produtos que vendem com
mais facilidade, produtos que ficam encalhados, assim poderá o empresário
detectar através de sua analise e comprar produtos que tenham giro rápido. É
importante o investimento num programa de estoque que seja muito bem
controlado, alimentado em seus registros.
Outro
aspecto muito importante é o ponto comercial, é necessário que seja observado
pelo investidor um ponto ou local onde seja frequentado pelo publico alvo.
Entenda, no ramo empresarial comercial não existe boa intenção, as situações
são obvias muitos não chegam ao seis meses de seu negocio pelo fato de estarem
situados em um local inadequado com um fluxo impotente de pessoas, é necessário
que o investidor mesmo pagando mais invista nos locais de frequência publica.
Já vi muitas pessoas que poderiam dar certo e dariam certo se tivesse montado
seu negocio no local apropriado. No entanto na confiança que os clientes os
procurariam montaram os estabelecimentos em locais distantes, setenta e oito
por cento fecharam as portas nos primeiros seis meses, e ainda devendo e muito.
Não se pode exigir sucesso daquele que não planeja seu estabelecimento, fica
difícil, pois a falta de visão, planejamento, em muito influencia nas vendas de
produtos.
Ter
um estabelecimento limpo, iluminado. Tome cuidado como vem acontecendo com frequência
em nossa cidade na confecção de cartazes para promoções e liquidações. Alguns
empreendedores escrevem a caneta uma cartolina, outros picham uma faixa de
pano. Isso é horrível e desagradável aos clientes, pode ter certeza que espanta
muito mais que atraí. Existe um quesito psicológico que torna de forma inconsciente
a repulsa por um local ou a simpatia por outro. Repare alguma vez você já
entrou numa loja e não se sentiu bem, no entanto não sabe informar por quê?
Este é o incomodo psicológico que falo. Estes dias vi uma loja perto onde
trabalho que sempre faz tudo de forma correta ao trocar sua vitrine com roupas
de inverno um adesivo muito bem confeccionado que alertava para a liquidação de
inverno. Isto é ter cuidado com detalhes importantes. Ambientes agradáveis são
importantes aliados para que as vendas sejam duplicadas.
Outro
detalhe importante que sempre aumentam vendas ou despertam interesse em
clientes é uma vitrine bem montada, e ao contrario que se pensa a estruturação
de uma boa vitrine não é simples, são necessários requisitos que atraiam o
olhar, prendam a atenção do cliente, na verdade a vitrine tem um poder de
encantar o cliente a primeira vista e mesmo que o estabelecimento não tenha uma
vitrine deve de toda forma o local ser agradável. Móveis de cor clara, paredes
que não sejam carregadas na cor e com muitos cartazes de produtos.
Mantenha
sempre um canal aberto com o cliente, seja sincero sobre o produto, entenda
sobre o produto, tenha um pós venda eficiente, ofereça sempre alternativas ao
cliente. Honestidade ao cliente é importante, pois este entende a boa intenção
em atender suas necessidades. Seja sempre desenvolvido no quesito humano, e,
sobretudo, cuide sempre do estabelecimento, nunca o abandone a Mao de
terceiros, este é um pecado capital, ninguém deve saber mais de suas
necessidades que você mesmo.
Portanto
se acovardar na hora de empreender não é necessário, desde que o investimento
seja feito de forma consciente e planejada a chance de sucesso é muito grande,
poucos são os que fracassam sobre a luz da inteligência, os medíocres fracassam
sempre, pois não vislumbram a frente o dia após o outro, os inteligentes
observam sempre à frente, este é o segredo, observar a frente.
Matéria publicada no Jornal O Debate- São Manuel
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