domingo, 8 de setembro de 2013

Fofoca no ambiente de trabalho.


O ambiente de trabalho necessita de ser sadio para o bom desenvolvimento das ações, ocorre que nestes ambientes por serem feitos por pessoas as relações podem ser conturbadas. Assim o "fofoqueiro" ou a pessoa que faz comentários maliciosos sobre a vida alheia se torna um personagem á parte neste ambiente, um personagem negativo. Empresas hoje observam em muito esta característica negativa em funcionários para que possam os  eliminar.
Fofoca é o comentário malicioso que se faz sobre a vida de um terceiro com o intuito de lhe diminuir, prejudicar. Pessoas que utilizam deste expediente são geralmente carentes e querem chamar a atenção, precisam de atenção. Algumas corporações afirmam que o fofoqueiro chega a ser mau caráter, no entanto as empresas observam e exigem cada vez mais a postura profissional. A fofoca gera conflitos no ambiente de trabalho é prejudicial à produtividade do mesmo e é difícil de ser evitada, aquela conversinha de corredor o ouvido atrás da porta as atenções voltadas a tudo e a todo o ambiente são situações mais comuns do que se imagina.
O necessário para quem é funcionário é identificar quem faz a fofoca evitar esta pessoa. Identificar um fofoqueiro é fácil é a pessoa que esta sempre por dentro de tudo que acontece na vida dos outros, parece um radar, se interessa e muito pela vida particular de todos os funcionários, não é confiável e não segura segredos.
Para evitar que fofoqueiros façam comentários de sua vida é necessário que a vitima em principio confronte-os sobre a fofoca feita. Agora se você não quer ouvir fofocas sempre que o fofoqueiro lhe falar algo não de atenção ele gosta de atenção, lhe da prazer ser o primeiro a dar a noticia.
Condutas e posturas no trabalho hoje é exigência e não qualidade, precisa-se observar que algumas atitudes são perniciosas e podem causar uma doença crônica nas relações de trabalho, portanto é necessário que a atitude de falar mal da vida de terceiros seja completamente extirpada do ambiente de trabalho, pois aquele que fala da vida das pessoas não tem a mínima ética e sempre tumultua o ambiente de trabalho.
Seres humanos devem respeitar sempre seus limites e nunca achar que devem os ultrapassar, não é conveniente, saudável e educado. Respeito é tudo.   
Matéria publicada no Jornal O Debate- São Manuel


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como superar as expectativas profissionais em 2020?

O ano se foi e com o novo ano que chega fazemos as promessas, declinamos desejos e em muito fantasiamos aquilo que queremos, no enta...