domingo, 8 de setembro de 2013

Criatividade é o caminho para o sucesso:


Profissionais que se destacam em suas áreas de atuação são vistos com um poder de improvisação e solução de problemas diferenciados. Há muito se cobra a questão da utilização da criatividade no ambiente de trabalho. Não se limitar apenas as condições oferecidas e ir ale daquilo que é proposto torna o profissional um ser evolutivo. Isto não acontece somente no quesito do trabalho, mais na vida pessoal.
Observe sempre as pessoas que obtém sucesso em seu comercio, na empresa, na vida familiar, que ganham dinheiro. Estas pessoas têm um poder diferenciado de transformar situações adversas, trazem ao seu favor e se adaptam facilmente ao ambiente, acabam se tornando um facilitador no desenvolvimento de uma atividade.
Este é o passo a frente que falo, pois na realidade natural as pessoas pensam e agem da mesma forma, mais o ser criativo foge esta regra se desenvolve com o que é oferecido. Este tipo de profissional não é comum nos meios corporativos. Assim quando se encontra um este se destaca. A criatividade é o poder de improvisação do ser e da alma é sobretudo o enfrentamento de situações adversas para a sobrevivência e crescimento do ser. Vemos em muito profissionais medíocres no desenvolvimento de suas funções que são limitados, tem o medo de ir um passo a frente, não analisam situações, não enfrentam. Este profissional adora ficar na zona de conforto, não se expõe, pois bem, também dificilmente crescera.
O exercício da criatividade nas empresas pode ser efetivado por qualquer um, basta que tente sempre desenvolver situações facilitadoras dentro da empresa, mesmo com o recurso limitado, que tenha a coragem de assumir as improvisações sem medo de errar, na verdade só erra quem faz.
Para ser um profissional criativo a primeira coisa a fazer é parar com as reclamações e pensar sempre nas soluções, nas formas que se pode resolver o problema proposto, os caminhos que se podem seguir, seja também curioso, tente sempre aprender, juntar informações, quanto mais conhecimento mais discernimento, ponto critico terá.
   Escreva sempre suas idéias, tenha a noção em transcrever sempre e traçar caminhos de objetivos para seus pensamentos. Na verdade um belo exercício é sempre tentar responder suas duvidas, nunca se acomodar em não saber. O importante é descobrir. Ir além, as pessoas comuns se acomodam não saber porque tem a preguiça em pensar e pesquisar. O conhecimento que se adquire não some, na verdade se acumula e ai quanto mais cultura melhor o desenvolvimento. É saber ler as entrelinhas e também sempre se questionar sobre tudo, assim se cria senso critico das coisas.
Portanto, ser criativo é como a vida é o pleno desenvolvimento do pensamento, da intuição e da alma. A criatividade transpõe a barreira da mediocridade, da mesmice e torna um ser uma pessoa nobre.
Pense bem, observe sempre as crianças, tais ainda não adquiriram filtros sociais e também de regras, assim estão livres de pensamento para agirem e agem de forma em que muitas vezes nos surpreendem em suas atitudes. Nós nos limitamos ao conforto temos medo de quebrar paradigmas.
Você é livre para fazer seu traço, então fuja da mesmice, faça de sua vida um traço livre.

Criatividade é sobretudo a sobrevivência do profissional inteligente que vai alem daquilo que é proposto. Crie sempre. 
Matéria publicada no Jornal O Debate- São Manuel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como superar as expectativas profissionais em 2020?

O ano se foi e com o novo ano que chega fazemos as promessas, declinamos desejos e em muito fantasiamos aquilo que queremos, no enta...